Aeroporto de Congonhas foi fechado duas vezes por conta das fortes chuvas e córregos transbordaram no Ipiranga e no ABC Paulista
Do iG São Paulo
A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta terça-feira deixa toda a capital paulista em estado de atenção, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A subprefeitura do Ipiranga ficou em estado de alerta das 15h10 até as 16h12, por conta do transbordamento do córrego Ipiranga, no cruzamento da Av. Abraão de Morais com R. Ribeiro Lacerda. No momento há pelo menos 15 pontos de alagamento na cidade.

Foto: AE
Ponto de alagamento na rua José Zappi, na Vila Prudente, na zona
leste da cidade de São Paulo
Por conta das fortes chuvas na zona sul, às 15h10 houve o transbordamento do córrego Ipiranga. Na região do ABCD, quatro ribeirões transbordaram: em Santo André, no Ribeirão dos Meninos (Faculdade de Medicina) às 15h30; em São Caetano, também no Ribeirão dos Meninos (Clube São José) às 15h40; em Diadema, do Ribeirão dos Couros (Piraporinha Casa Grande) às 15h50; e em São Bernardo do Campo, no Ribeirão dos Couros/Vila Rosa às 15h20. Esse último causa o bloqueio da rodovia Anchieta, nas pistas centrais no sentido litoral e sentido São Paulo, do km 10 ao km 14.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 16h, a cidade tinha 30 quilômetros de lentidão, índice pouco acima da média para o horário. Os piores trechos estão na Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, da ponte nova do Morumbi até a ponte João Dias (4 km); no corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto Santa Generosa (3 km); no corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da avenida do Estado até a praça da Bandeira (2,9 km); no corredor Norte/Sul, sentido Santana, da praça da Bandeira até a avenida do Estado (2,9 km).

Foto: AE
Nuvens escuras na região sul de São Paulo, na tarde desta terça-feira
Por volta das 14h45, as fortes chuvas levaram ao fechamento das operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas, na zona sul, até as 15h05. Às 15h24, o aeroporto foi novamente fechado e reaberto às 15h56. Às 15h, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de aproximadamente 50 km/h.
Segundo o CGE, as chuvas permanecem moderadas em diversos pontos da capital. Imagens de radar indicam chuvas fortes na região da Penha e Ermelino Matarazzo, e fracas em boa parte da zona sul. Na Grande São Paulo, a precipitação ainda é forte em parte de Santo André e Mogi das Cruzes.
Na região Metropolitana, ainda hove forte em São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Santana de Paranaíba.
Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas persistem na próxima hora. As chuvas variam entre intensidade moderada à forte, dirigindo-se para as cidades do ABC e litoral sul.
Nos próximos dias o quadro não deve mudar. As simulações mais recentes dos modelos de previsão indicam a sequência de dias chuvosos principalmente entre a tarde a noite. O sol aparece entre muitas nuvens e por curtos períodos. Por conta disso, as temperaturas não sobem muito e a máxima não ultrapassa os 26 ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário