Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. Na véspera desta data tão especial, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) promoveu um encontro diferente com os trabalhadores da Construtora JNunes que atuam no canteiro de obras localizado no bairro Augusto Franco. Durante esta quarta-feira, dia 16, cerca de 300 operários assistiram à palestra ´Câncer de próstata: é preciso tocar neste assunto´ e tiraram dúvidas sobre cuidados para prevenir a enfermidade.
Com ou sem sintomas, a partir dos 45 anos de idade todo homem deve buscar fazer exames de rotina para examinar a próstata, isto é, os exames de toque retal e dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Aqueles que já tiveram algum caso de câncer na família devem buscar ajuda do médico urologista antes disso, assim que completarem 40 anos. Quando diagnosticado ainda na fase inicial o câncer de próstata é 100% curável, explica o médico urologista Wesley Santiago.
Os dois exames que fazem o diagnóstico da doença são ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, através das Unidades de Saúde da Família. Fabrício Almeida, coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, também pontuou a importância da adoção dos hábitos saudáveis.
Comparecer à consulta médica, pelo menos uma vez por ano, somada a uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais são essenciais para prevenir o aparecimento do câncer de próstata. O tomate, por exemplo, é um alimento rico em licopeno, uma substância que tem efeitos comprovados na prevenção contra o câncer de próstata. Evitar o cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também constituem medidas preventivas para o aparecimento desta doença, ressalta.
Prevenção
Para muitos trabalhadores, a palestra serviu de alerta sobre a necessidade de adotar mais cuidados contra o câncer de próstata. Alimir de Oliveira, 50 anos, conta que agora vai atualizar os exames com mais frequência. Já faz alguns anos que fiz o exame de PSA. Hoje o médico me explicou que está na hora de atualizar esse exame e também fazer o exame de toque retal. Achei a palestra muito legal, pois mostrou como cuidados simples podem evitar complicações no futuro, diz.
Edvaldo Muniz, 45 anos, também aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. Na opinião dele, as dicas e cuidados vieram em boa hora. Não tenho caso de nenhum tipo de câncer na família, mas já estou na idade certa para buscar o urologista. Nos próximos dias estarei buscando o serviço e também vou lembrar aos amigos da importância desse cuidado. Gostei dessa palestra porque muitos homens não sabem do perigo do câncer e têm até medo de fazer o exame, revela.
Promoção em Saúde
Nos próximos dias 21 e 22, no Hotel Mercure Del Mar, o Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, em parceria com a Coordenação de Promoção à Saúde (COPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o ‘I Seminário Municipal sobre Saúde do Homem - Lançamento do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes´. O momento será de importantes debates para a construção de linhas de cuidado em saúde voltadas para o público masculino de 20 a 59 anos no município de Aracaju.
Os homens também adoecem, mas procuram muito menos as Unidades de Saúde do que as mulheres, então decidimos incentivar essa mobilização para que eles também adotem atos preventivos. Prevenção contra a Violência, Câncer de Próstata, Diabetes, Hipertensão, DSTs e Paternidade Responsável são alguns dos temas que sempre estão sendo discutidos quando estamos tratando da saúde da população masculina da Capital, conclui o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário