Constitucionalmente saúde é direito do cidadão e dever do Estado. Mas, na prática este princípio legal não é respeitado. No Brasil o cidadão que depende do SUS não tem atendimento médico satisfatório, a capacidade operacional hospitalar é deficitária e o mesmo se verifica nas áreas laboratorial, odontológica e outras.
O cenário da saúde nacional se reproduz bem em Mato Grosso e, pior, com alguns complicadores em razão da dimensão territorial, grande distância do domicílio do cidadão ao hospital de especialidades, falta de leitos e de UTIs e uma série de outros problemas.
A limitação e o engessamento do SUS levam o cidadão a usurpar no melhor sentido da palavra à função do Estado na área de saúde. Desse cenário surgiram entidades hospitalares filantrópicas – a exemplo de Santa Casa de Misericórdia. Muitas dessas instituições realmente praticam ações humanitárias dignas de reconhecimento. Porém, algumas se transformam naquilo que se convencionou chamar de “pilantropia”.
Infelizmente não se pode pensar na solução do problema da saúde em Mato Grosso em curto espaço de tempo. Um dos entraves para tanto é a burocracia que complica o funcionamento do SUS e dificulta o melhor desempenho dos entes federativos tripartites que o constituem. Diante dessa realidade, o povo mato-grossense é constantemente convidado a participar de ações de benemerência para assegurar funcionamento de hospitais, clínicas, laboratórios e o conjunto das unidades hospitalares públicas ou filantrópicas.
Em nome da benemerência será realizado amanhã, o 3º Leilão pela Vida, em prol do Hospital do Câncer de Cuiabá e que atende pacientes de todos os municípios mato-grossenses e até de estados vizinhos. O evento acontecerá no recinto do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, da Acrimat.
O leilão será eclético, com bovinos, jóias, roupas, eletroletrônicos, animais de estimação e outros itens, que poderão ser arrematados para pagamento em até 12 parcelas mensais – o que reforçará a carteira do Hospital do Câncer. A realização do evento é iniciativa do hospital e sua execução, a exemplo das edições anteriores, será da empresa Estância Bahia Leilões, do empresário e prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, que é figura nacionalmente respeitada no setor leiloeiro.
Mato Grosso deve participar do leilão, quer seja doando, quer seja arrematando ou fazendo doações financeiras ao hospital durante o evento. Informações serão repassadas pelos telefones (prefixo 065) 3648.7575, 8411.4123, 8426.0391 e 2121.6700.
Que o leilão alcance o melhor resultado possível, porque o Hospital do Câncer precisa e não consegue se manter somente com os repasses efetuados pelo SUS. Esse evento atesta a incompetência dos governos na área de saúde, mas esse assunto deve ser tratado pelo eleitorado mato-grossense – e cuiabano -, com seriedade, no momento certo, nas urnas, porque o momento agora não é de ensinar a pescar, mas sim de doar o peixe à batida do martelo na Acrimat.
Será realizado amanhã, o 3º Leilão pela Vida, em prol do Hospital do Câncer de Cuiabá
Fonte: www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=403875
Nenhum comentário:
Postar um comentário