}

Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saúde pública ganha reforço na região nordeste

Debaixo de uma chuva fina que caiu por toda a tarde de sábado, em Capanema, o governador Simão Jatene e o prefeito Elson Martins inauguraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capanema Josiel Rodrigues Martins, a primeira do nordeste do Pará, e uma central de regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em anexo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cuja presença estava confirmada na cerimônia, não pôde comparecer ao evento, devido à forte chuva em Belém, que impediu o pouso do avião em que viajava.

A solenidade começou com a inaugaração da central de regulação médica do Samu 192, que atenderá 38 municípios do nordeste paraense, beneficiando aproximadamente 1,3 milhão de habitantes. “Essa é uma conquista não somente do povo de Capanema, mas de todos os moradores das cidades do entorno, pois servirá para socorrer a todos os nossos vizinhos”, disse o prefeito Eslon Martins, aos demais prefeitos da região, enquanto apresentava as instalações, após o descerramento da placa inaugural.

Em seguida, Jatene e Eslon seguiram para a nova UPA, que fica ao lado da Central do Samu. Lá, além dos políticos, o empresário Josie Rodrigues Martins, homenageado com o nome dado à instalação, também participou do ato de descerramento da placa inaugural. A primeira UPA do nordeste do Estado, não beneficiará somente os moradores de Capenema, mas também à população de mais 15 municípios circunvizinhos. As instalações dispõem de laboratório para exames, aparelho de eletro cardiograma e raio-x, além de oferecer atendimento pediátrico e também para pacientes acometidos por hipertensão, febres, ferimentos e cortes, queimaduras, traumas em geral e primeiros socorros em casos de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

“Como todos aqui sabem, eu fui criado no interior, nessa região, e conheço a realidade de quem precisa de tratamento médico e mora fora da capital, o que reforça o meu compromisso em ampliar e qualificar a área de saúde ao máximo”, disse o governador, enquanto visitava as dependências da segunda obra inauguarada.

INVESTIMENTO

Para erguer os quase mil metros quadrados de área construída e equipar a Upa de Capanema, foram investidos cerca de 2 milhões de reais, recursos viabilizados através do programa Fundo a Fundo, conforme habilitação da Portaria nº 427, de 2 de março de 2010, e será mantida com gestão tripartite, que inclui as esferas federal, estadual e municipal.

A obra foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faze parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa “Saúde Toda Hora”, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do governador do Estado e do prefeito de Capanema, participaram das inaugurações o vice governador Helenilson Pontes, do secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco e outras autoridades, além do representando o ministro da Saúde Alexandre Padilha. (Diário do Pará)


Fonte:diariodopara.diarioonline.com.br/N-150912-SAUDE+PUBLICA+GANHA+REFORCO+NA+REGIAO+NORDESTE+.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário