}

Translate

segunda-feira, 26 de março de 2012

Padilha: queda em casos de tuberculose mostra 'caminho correto'

Portal Terra 
Por Elaine Lina
Brasília - O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira uma campanha de enfrentamento da tuberculose, doença que, em 2011, atingiu 69.245 pessoas no Brasil. Balanço divulgado pela pasta mostra que, conforme esses dados, de cada 100 mil habitantes, 36 contraem a doença. O número registrado no ano passado foi menor do que em 2010, quando houve 71.790 registros.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi a primeira vez que menos de 70 mil pessoas foram vítimas da doença no período de um ano. "É uma marca importante. Não é uma marca para ser comemorada, é uma marca para ser reconhecida, que o caminho está correto", afirmou ele. "Comparando 2010 com 2011, nós intensificamos a curva de redução da doença. Os dados hoje apontam em 4% a taxa na redução."
A meta do ministério é de conseguir reduzir o índice de contaminados à metade até 2015. A taxa de mortalidade por tuberculose na última década é de 23,4 pessoas para cada 100 mil habitantes.
"A cura é possível, o tratamento é de graça, feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Mas deve ser ininterrupto", disse o ministro ao explicar os sintomas da doença e pedir ajuda da população na divulgação. A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma. É necessário procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico rápido. Para o paciente conseguir a cura, deve realizar tratamento durante seis meses, sem interrupção.
A partir desta segunda-feira, a campanha publicitária alertará a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido no SUS. O foco principal da companha é sensibilizar e informar principalmente as comunidades prisional, de moradores de rua e indígenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário