}

Translate

segunda-feira, 26 de março de 2012

Teresina : Foram registrados 500 casos de tuberculose em dois anos

Abandono do tratamento é apontado pela FMS como principal fator para estes números 



Neste domingo (24/03) é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Somente nos últimos dois anos, foram diagnosticados mais de 500 novos casos da doença em Teresina, onde 12 pessoas morreram (somente em 2011) e os índices de cura ainda estão abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. O percentual de doentes que abandonam o tratamento é apontado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como um dos fatores que contribuem para esta situação.

Mais da metade dos 303 casos de tuberculose registrados em Teresina, ao longo do ano de 2011, foram adquiridos de forma transmissível. Este fator demonstra que estes casos poderiam ter sido evitados se as pessoas doentes estivessem cumprindo o tratamento, que é gratuito em toda a rede municipal de saúde. "O tratamento tem duração mínima de seis meses. Os doentes começam a sentir uma falsa sensação de cura antes do término e acabam por não cumprir o programa em sua totalidade", explica o infectologista Gilvan Nunes, coordenador do programa municipal de controle da tuberculose da FMS.

O abandono do tratamento é apontado pela FMS como principal fator para o percentual insuficiente de cura do programa de tratamento da tuberculose em Teresina. O índice chega a 70%, porém, está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que prevê 85% de êxito. "O estigma da doença também ainda é muito forte. Por isso, as pessoas têm receio de procurar serviço de saúde para diagnosticar e iniciar o tratamento", analisa Gilvan.

Em 2010, o número de novos casos de tuberculose diagnosticados foi de 292. De acordo com levantamento da FMS, 65% dos casos ocorrem em pessoas do sexo masculino e a incidência é 3,5 vezes maior na população acima de 65 anos. Gilvan lembra que o Ministério da Saúde considera que pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, alcoólatras, viciados em drogas ou fumantes são mais propensas a contrair a tuberculose.

Fonte:180graus.com/geral/foram-registrados-500-casos-de-tuberculose-em-dois-anos-508626.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário