}

Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ministério da Saúde capacita funcionários da Ouvidoria do SUS em Araguaína

A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal


Por: Kaio Teles



A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde realizam entre os dias 16 a 20 de abril, uma capacitação técnica para implantação do nível I sistema informatizado Ouvidor SUS.

O objetivo da capacitação é aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do SUS de Araguaína e o atendimento aos usuários da Rede SUS Municipal. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o sistema OuvidorSUS contribui para melhor organização dos processos de trabalho na Ouvidoria, desde o registro, classificação e tipificação das demandas, resposta aos usuários, além de possibilitar a elaboração de importantes relatórios gerenciais que podem ser utilizados como ferramentas de gestão para melhorias na Rede SUS Municipal, a partir das manifestações dos usuários.

Araguaína é o segundo município de toda a região norte e o primeiro município do Estado do Tocantins a implantar o nível I do Sistema Ouvidor SUS, exceto Capitais, resultado de um projeto preliminar elaborado pela Ouvidoria do SUS local e aprovado pelo Ministério da Saúde após o cumprimento de todos os requisitos exigidos pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. 

Desde maio do ano passado, a Ouvidoria do SUS de Araguaína possui acesso nível II implantado, o que possibilitou desde então o recebimento via Web de manifestações registradas pelo serviço 136 do Ministério da Saúde (nacional) e da Ouvidoria do SUS Estadual. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, com o nível I de acesso, além de atuar como interlocutora das esferas Federal e Estadual, a Ouvidora do SUS Municipal poderá registrar suas próprias demandas pelo sistema informatizado e criar sub-redes próprias. 

Devido a capacitação dos servidores, o atendimento Ouvidoria do SUS Municipal será normalizado na segunda-feira, dia 23/04/2012, quando o 0800 estará disponível aos usuários. 


Atendimento


No dia 23 de abril será o lançamento oficial do serviço de Discagem Direta Gratuita – DDG, 0800-646 8546. Mais um canal de entrada que os usuários podem utilizar para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS e da rede de atendimento local, bem como registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões.

A Ouvidoria do SUS Municipal atua em conjunto com o Núcleo de Apoio Técnico – NAT, criado com o objetivo de facilitar a solução das demandas judiciais relacionadas à saúde e prevenir a judicialização, de acordo com os Princípios e Diretrizes estabelecidos legalmente para o SUS.


Assessoria de Comunicação  SUS
Foto: Divulgação  




Nenhum comentário:

Postar um comentário