}

Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aperto aos planos de saúde

A partir de junho, toda operadora terá que colocar dados de médicos e hospitais em
site


Rio -  A partir de 1º de junho as operadoras da maior parte dos planos de saúde serão obrigadas a colocar em seus sites informações completas sobre as redes de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos credenciados. A determinação vale para empresas com mais de cem mil beneficiários, que terão que manter os dados atualizados em tempo real, inclusive com mapas. Para planos com menos de cem mil clientes, a exigência valerá em dezembro deste ano.
O objetivo, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é ampliar e facilitar o acesso dos usuários às informações dos planos de saúde. A medida está prevista na Resolução Normativa 285, publicada em dezembro de 2011. Com isso, a agência reguladora quer evitar situações em que o conveniado busca atendimento, por exemplo, num hospital onde foi atendido anteriormente, mas descobriu que a instituição não estava mais credenciada ao tentar ser atendido novamente. A agência observa que essas contratações e rescisões, apesar de livres, não podem prejudicar os clientes.
Apesar da resolução, a Associação Proteste alega que para quem não tem acesso àInternet o plano deve enviar a listagem em papel. Os planos terão que informar: nome fantasia do estabelecimento ou nome do profissional; tipo de estabelecimento; e principalmente especialidades ou serviços contratados, endereço, além de telefones. As empresas com número superior a 100 mil beneficiários terão de apresentar mapeamento geográfico dinâmico para indicar a localização de cada prestador de serviço.
FACILIDADE - Com a medida, os consumidores terão a facilidade de escolher prestadores e serviços em locais de sua preferência.
STJ - Recentemente foi condenado plano cujo paciente foi surpreendido ao saber que o hospital que o atendeu não era mais conveniado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário