}

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vacinação contra a gripe chega ao fim

Quase 100 mil paraenses ainda não se imunizaram contra a gripe, no Estado. A Campanha Nacional contra a Influenza termina nesta sexta-feira (01) e não há mais possibilidades de ser adiada novamente. Idosos, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais de saúde que ainda não tomaram a dose têm até o final da tarde de hoje para procurar um posto de vacinação e se imunizar. Até ontem à tarde, das 981.085 pessoas que deveriam se imunizar no Pará, apenas 70,61% tomaram a vacina.

A coordenadora Estadual de Imunização, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Jaíra Ataíde, manifestou preocupação para atingir a meta de vacinar, pelo menos, 80% do público-alvo no Pará. Por isso, fez um apelo às famílias para que levem as pessoas - a quem a imunização se destina - até uma unidade básica de saúde. “A gente conta somente com o incentivo da família para tomar esta medida preventiva”, reforçou.

Ela informou que somente com a imunização se poderá ter um controle da Influenza no Pará, principalmente depois que três casos de Gripe A já foram registrados este ano – dois deles somente na capital. “Nós temos um número de doses suficiente para vacinar as 981.085, mas precisamos atingir a meta de 80% (784.868 pessoas)”, projetou Jaíra. “Mas ainda falta vacinar 99.038 pessoas”, apontou.

Belém ainda é o município que mais preocupa a Sespa no que se refere à campanha. A capital concentra o maior número de pessoas que precisam ser vacinadas. Apenas 53,88% do total se vacinou.

A campanha deveria ter sido encerrada na última sexta-feira, 25, porém, como a quantidade de pessoas que procuraram o posto de saúde foi baixo, o Ministério da Saúde prorrogou até hoje. “Não há chances de um novo adiamento. Nós já estamos nos preparando para a próxima campanha de vacinação contra a Poliomelite, que inicia no próximo dia 16”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em todo o Brasil apenas 68,34% do público-alvo foi vacinado. Neste sentido, o Pará se mantém na faixa da média nacional, já que até agora imunizou 70,61%. Em toda a região Norte do Brasil, a quantidade de pessoas imunizadas está em 67,07%.

O MS ressalta também que, por meio da imunização contra a gripe, o Brasil poderá reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia – uma das complicações consequentes da gripe.

VACINA

A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus, inclusive contra o Influenza H1N1 (causador da Gripe A ou gripe suína), que provocou a morte de 53 brasileiros no ano passado. 

(Diário do Pará)



Fonte: www.diariodopara.com.br/N-156628-VACINACAO+CONTRA+A+GRIPE+CHEGA+AO+FIM+.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário