}

Translate

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vacina contra o Câncer é testada no Brasil

Publicado em: Sobreisso.com


Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros apresentou a criação de uma nova vacina contra o câncer. O medicamento foi feito utilizando o protozoário causador da doença de Chadas, o Trypanosoma Cruzi.
A notícia da descoberta foi publicada no portal do Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America  (PNAS). O estudo foi feito em parceria pelos cientistas do Centro de Pesquisa René Rachou, pertencente a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwing (Nova York).
Primeiramente os pesquisadores selecionaram uma cepa do protozoário não patogênico (não tem capacidade de causar a doença). Após isso, eles a modificaram para que ela pudesse produzir o antígeno NY-ESO-1 (molécula presente em células tumorais).
Com essa ação, no instante em que o organismo detecta as células infectadas pelo Trypanosoma Cruzi, ele entra em contato com o antígeno que está presente nos tumores.
Desta maneira, os organismos de defesa de nosso corpo começam a destruir as células que apresentam o NY-ESO-1. Isso acontece devido que o organismo “pensa” que está combatendo a infecção do protozoário da doença de chagas.
Há uma indução para que o nosso organismo lute contra os tumores.  Os dados que foram apresentados no artigo do PNAS são considerados promissores, referente ao tratamento e prevenção de melanomas.
Primeiramente os testes estão sendo feitos com camundongos e células humanas. Isso comprovou que o protozoário transgênico atua no combate a alguns tipos de câncer. Mais testes ainda devem ser realizados antes de aplicar a vacina em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário